Verbetes relacionados:
Filosofia, fichas de leitura


AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Trigo, Pensamento filosófico

    Ficha de leitura do livro: Trigo, Luiz Gonzaga Godoi. Pensamento Filosófico: um enfoque educacional. Curitiba: Intersaberes, 2013. (abr. loc.: T2013p). Tema: Metafilosofia
Sumário

a necessidade da filosofia

1. A filosofia é filha da cidade (Vernant). Também filha de Taumas (o assombro, o espanto) [1].

2. A filosofia da Educação nos países anglo-saxônicos segue uma vertente ligada ao pragmatismo norteamericano, centrada em resultados (sofística?). Nos paises do ramo França-Alemanha-Espanha-Portugal segue uma visão mais alicerçada no humanismo clássico (mais socrática?).

3. Características do pensamento ocidental: primado do racionalismo filosófico e científico. A insistência na razão é uma das marcas registradas da filosofia. É ela que distingue a filosofia da religião e das Artes. Na religião, além da razão, recorre-se à fé, à revelação; na arte, a busca da verdade tenta ver abaixo da superfície das coisas, como na filosofia, mas recorre à percepção direta e à intuição.
    Busca da verdade: na filosofia, pela razão; na religião, pela fé e revelação; na arte, pela intuição e percepção direta (sensibilidade). Ciência, religião, arte e filosofia são discursos sobre a realidade que trabalham com campos separados do conhecimento.
4. Do mito à filosofia: a beleza de uma história vem sempre de uma certa obscuridade (Carrière).

5. O Mito, as religiões, as ciências, a filosofia, não explicam totalmente o mundo, mas o conhecimento humano é cumulativo.

6. Religião: todas as definições do fenômeno religioso têm uma característica comum: cada qual, à sua maneira, opõe o sagrado e a vida religiosa ao profano e à vida secular (Eliade).

7. O que é sabedoria? É o máximo da de felicidade no máximo de lucidez.

8. Metafilosofia: o que é filosofia? Estudo (a) das características mais gerais e abstratas do mundo e (b) das categorias com que pensamos (mente, matéria, demonstração, razão, verdade, etc.). O objeto do estudo da filosofia são os próprios conceitos através dos quais compreendemos o mundo.

9. Montaigne: “mesmo no mais alto trono do mundo, estamos sentados sobre nossas nádegas”.

10. [Comte-Sponville]: “O que é o homem? É o único animal a saber que não é Deus”.

11. O homem é mais que mortal: é impotente na grande extensão da sua existência. É limitado, finito. Ser finito é projetar-se em apenas uma possibilidade de ser, excluindo todas as outras possíveis (fazer uma escolha é renunciar a todas as outras, sem possibilidade de reversão).

12. A liberdade é estonteante, e a consciência dessa liberdade é a angústia.

13. Parabolinha das escolhas: “Mestre, o que é sabedoria?” “É fazer boas escolhas”. “E como saberei fazer boas escolhas?” “Com a experiência”. “E o que me fornece experiência, mestre?” “Más escolhas”.

14. Tillich, distinção medo / ansiedade. Medo tem objeto definido. A coragem pode enfrentar cada objeto do medo porque é um objeto. A ansiedade não tem objeto, seu objeto é a negação de todo objeto.

15. Determinismo. Crisipo, estoico: o que é acontece é necessário e inevitável, depende só da escolha divina. Já para os existencialistas o determinismo se aplica apenas às coisas, submetidas à lei da gracidade, ao envelhecimento, às diferenças de temperatura e pressão.

16. As quatro Virtudes principais, segundo Platão: coragem, prudência, justiça e temperança. Coragem, para ele, é a “opinião reta e conforme à lei sobre o que se deve e o que não se deve temer”.

17. “O processo civilizatório iniciou-se com a promessa de Felicidade” (Gallo).

a importância da educação

19. Escola: um ambiente desconhecido, mais ou menos colorido, reproduzindo aquilo que os adultos pensam ser o mundo infantil.

20. Vida escolar não é o mesmo que vida educacional, esta começa ao nascer, na família, e continua depois da escola.

21. Conceito de Freud: a cultura se faz baseada na repressão.

22. Formação do ser humano é processo complexo, múltiplo e interativo, dinâmico e consensual.

23. Duas etimologias do termo educação, ambos do latim: (a) educere, conduzir de fora, dirigir de fora, deu origem a um dos grandes caminhos da filosofia da educação, o do “instruir”, aquele baseado em regras exteriores em relação ao aprendiz; e (b) educare, sustentar, alimentar, criar, correspondendo ao outro caminho, o do “ensinar”, incentivar o aprendiz a forjar suas próprias regras.

24. Werner [Jaeger], Paideia, de 1934: paideia era o processo de formação do homem grego, orientado pela filosofia e pela arte. Os representantes da paideia não eram os artistas “mudos” (escultores, pintores, arquitetos), mas os poetas, músicos, filósofos e oradores, isto é, os que serviam ao Estado.

25. Educação é legado de toda comunidade. A comunidade exerce (deve exercer) forte influência na educação, em oposição ao interesses de grupos isolados. Educação como força libertadora.

26. Educação grega: (a) consciência da própria história; (b) educação como representação do sentido de todo o esforço humano; (c) homem no centro do pensamento. Artes, esportes e filosofia. A questão estética era fundamental para a vida cotidiana, pois a beleza era fruto da proporção, do equilíbrio e da harmonia [3].

27. Maquiavel: rompeu pela primeira vez com a unidade entre política e ética (“os fins justificam os meios”): o princípio da realidade confrontando os ideias platônicos/aristotélicos.

28. A educação é uma contraposição à barbárie (entendida como violência, intolerância e preconceito). Civilizar é desenvolver a capacidade do humano de viver em grupo, de forma sedentária, em centros urbanos complexos e organizados

a filosofia da educação

29. As teorias educacionais mudaram, ao longo da história, conforme mudou a concepção de homem. Isto é, a proposta pedagógica varia conforme a posição epistemológica de cada época.

30. As 4 questões de Kant: (a) o que posso saber (epistemologia), (b) o que devo fazer (ética), (c) o que posso esperar (filosofia da religião) e (d) o que é um homem (antropologia filosófica).

31. Concepção clássica do homem: animal que fala/elabora e animal político. Segue três linhas:
    (a) teológica: mundo dos deuses oposto ao dos homens; acentua os preceitos da moderação: “conhece-te”, “nada em excesso”;

    (b) cosmológica, nasce da contemplação da ordem do mundo [2]; descobre a homologia: a ordem que reina no universo deve reinar também na cidade dos homens; fonte da ideia da ética (ciência do agir humano);

    (c) antropológica: contrasta o Apolíneo (espírito da ordem, da racionalidade, da harmonia, força organizadora do Logos) contra o Dionisíaco (espírito da vontade espontânea, extasiada, de viver, lado obscuro ou terreno, forças do Eros, do desejo e da paixão); evolução do pessimismo diante do destino inexorável para a ideia de respobnsabilidade pessoal (homem pode escolher e por isso tem mérito ou demérito);
32. Importância dos sofistas: a) tornaram o homem o centro da filosofia; b) tornaram em objeto do exame o pensamento em si, e a linguagem; c) apresentaram as primeiras formulações céticas sobre o conceito da verdade; d) criaram a ideia do homem como ser de necessidade e carência, que precisa suprir, pela cultura, o que é negado pela natureza; e) a crítica que fizeram aos valores morais tradicionais abriu caminho para uma ética autônoma, baseada na razão; f) introduziram a ideia do homem como ser de cultura destinado à vida política.

33. Sócrates e a transição. Subverteu a ordem de visão sobre o real, pregando que o mundo das ideias era mais real que o mundo material, ilusório. Gerou, a partir da ideia do “conhece-te”, o cuidado com a “vida interior” que conduziu à ética. Criou a ideia de areté, a Virtude-ciência, valorizando a faculdade intelectual do homem como capaz de levá-lo, pela reflexão, à prática do bem e da justiça. Introduziu a ideia de “homem interior”, “alma”.

34. Aristóteles. Um dos fundadores da antropologia, tentou criar uma síntese científico-filosófica da concepção de homem: a) estrutura biopsíquica, homem composto de mente e corpo; b) homem como animal racional, c) homem como animal político.

35. Estoicismo. Filosofia = lógica, física e ética. O ideal é a libertação das quatro emoções: o prazer, a aversão, o desejo e o medo, tudo por meio da razão. O fundamental para a Felicidade é a Virtude, que consiste na compreensão moral do valor das coisas.

36. Epicuro, Epicurismo: A ética é a parte central da teoria, seu princípio é o prazer: seres vivos tendem a evitar a dor e procurar o que apraz. Prazer é ausência de dor e inquietação. O ideal é a vida regrada pelas necessidades naturais e “necessárias”, negando ou fugindo das necessidades “não necessárias”, fúteis ou errôneas.

mundo medieval

36. concepção medieval de homem: essencialmente teológica, mas sua elaboração usava conceitos vindos da filosofia grega.

37. monoteísmo judaico-cristão combatia (a) politeísmo da antiguidade, (b) materialismo, (c) fatalismo (d) o gnosticismo (v. 39 infra), (e) a soberba intelectual grega, que buscava provas infalíveis da existência ou não de Deus (oposição entre razão e fé, a partir das cartas de S. Paulo).

38. O Eros grego se tornou a caridade cristã. A Ética passou a se basear na caridade e o Logos passou a ser Deus.

38. A sabedoria cristã pretendia ser uma ciência da salvação fundada na humildade e na palavra revelada de Deus.

39. Quanto a (d), o gnosticismo pregava: (1) dualismo corpo/espírito; (2) condenação da matéria, origem do mal, (3) mundo campo de batalha entre forças do bem e do mal, luzes e trevas (Maniqueísmo). Para os cristãos o Logos se fez carne, isto é, deve-se valorizar o mundo terreno como obra de Deus. Santo Irineu de Lião: homem = reflexo da glória de Deus.

40. Agostinho de Hipona: (a) homem ser uno, corpo e alma na unidade da natureza humana; (b) homem = ser itinerante, em busca do caminho para a eternidade; (c) homem = ser para Deus.

41. Tomás de Aquino: homem sujeito a três influências: (a) animal de razão, (b) na hierarquia dos seres, homem fronteiriço entre o espiritual e o corporal, (c) homem criatura à imagem e semelhança de Deus.

42. Mosteiros, ilha de cultura em meio à catástrofe, faróis na noite histórica (Duby), preservaram a cultura clássica contra fomes e guerras.

43. Monarcas se consideravam sucessores dos césares; Deus fala em latim; logo, a cultura que promoviam não era nem a local nem a contemporânea, mas a romana: o que se preservava/transmitia era a herança de Roma, a lembrança da idade de ouro.

44. Escoto Eurígena: o raciocínio correto não pode levar a conclusões falsas; cria poder demonstrar racionalmente todas as verdades da fé, o que levou ao anátema, porque, se tivesse razão, a fé seria desnecessária.

45. Argumentos para provar a existência de Deus: (a) teleológico: o universo possui desígnio e propósito, (b) cósmico: a existência do universo pressupõe que ele foi criado; (c) ontológico: o maior e mais perfeito precisa existir (v. Santo Anselmo).

o mundo moderno

46. “Filosofar é pensar sem provas, mas não de qualquer maneira. É pensar mais longe do que se sabe, mas não contra os saberes disponíveis. É confrontar-se com o impossível, mas não atolar no ridículo ou na tolice. É enfrentar o desconhecido, mas não encerrar-se na ignorância” (Comte-Sponville).

47. Modernidade = processo lento. Causa, entre outras: ideia da experimentação como critério do conhecimento. Experimentar significa poder duvidar, o que, antes, era heresia. Mudanças no imaginário. Com o abalo da autoridade eclesiásticas de da Bíblia veio, por contaminação, o abalo da autoridade de Aristóteles.

48. Características da ciência moderna: a) só é científica a teoria que pode ser testada, b) todo fenômeno exige explicação natural.

49. Termo 'modernidade' usado primeiramente por Baudelaire em 1863. Modernidade vs. modernismo. (a) é conceito e (b) o fenômeno conceituado (?); (b) é certeza e arrogância, e (a) interrogação e reflexão crítica. (a) e (b) são aspectos do mundo moderno.

50. [Fausto] e [Rei Arthur] são as duas únicas mitologias ocidentais relevantes depois de Cristo. (a) é o homem moderno, o 'homem fáustico', protagonista da tragédia do desenvolvimento, vítima do excesso e do pragmatismo desenvolvimentista, numa perpétua busca além de qualquer satisfação humana, tomado pelo sentimento de culpa.

51. Ptolomeu de Alexandria, modelo ptolomaico, homem e Terra no centro imóvel do universo; Copérnico contra o Salmo 93, abre caminho para um mundo de “conjecturas e refutações”.

52. Bacon (†1626): criticou a lógica de Aristóteles como sendo ferramenta imprópria para as descobertas científicas.

53. Descartes (†1637): (a) mundo deixa de ser corpo dotado de princípio imanente de movimento (Aristóteles) e torna-se máquina analisável pela razão e reproduzível na forma de um modelo matemático; (b) mundo-máquina e homem-máquina; (c) inversão da ordem dos questionamentos: para Aristóteles a filosofia ia da física para a metafísica, e para Descartes o contrário: método cartesiano procura primeiro o fundamento último da certeza (metafísico) e daí procede dedutivamente até a física; (d) a razão (o espírito) separa-se do corpo não para ascender ao mundo das ideias, e sim para melhor conhecer e dominar o mundo da matéria.

54. Diz que há duas vertentes do racionalismo, o (a) racionalismo puro (de Descartes) e o (b) racionalismo empirista (de Locke, etc.), cada qual inspirando uma concepção do método: em (a) a dedução, privilegiando as operações de análise e explicação, e em (b) a indução, dando primazia à síntese e à classificação (Vaz).

55. Kant: há duas limitações ao nosso conhecimento, a) a soma de tudo que existe (a realidade total) e b) nossa capacidade de experimentar (ampliada pela tecnologia, mas, ainda assim, capacidade de experimentar com sentidos ampliados). O que não temos condição de conhecer foge completamente do campo da filosofia e da ciência. Só pode ser alvo de conjecturas na arte e na religião, discursos mais apropriados para tais “exercícios de imaginação”, discursos baseados na sensibilidade, na Intuição e na fé. Não se deve misturar discursos de conteúdos diferentes. Não é tarefa da filosofia fundamentar ou refutar princípios religiosos.

56. Marx, (†1883): a) a realidade do mundo não é um estado de coisas postas, mas um processo histórico permanente; b) preciso entender a natureza da mudança histórica, que não é aleatória, obedece a uma lei dialética; c) dialética: cada sucessão de fatos acaba destruída pelas suas próprias contradições internas por causa da alienação; d) eliminada a alienação o homem se tornará sujeito da própria história.
    m.c.: parece dizer que o fim da alienação levará ao fim da dialética, eliminando as tais “contradições internas”.
57. Pedagogia marxista: a) toda educação é ideológica e a serviço da classe dominante; b) vínculo entre educação e política; c) centralidade do trabalho na formação humana; d) opõe-se a toda espontaneidade ou ingenuidade pedagógica, preferindo a disciplina e esforço de “conformação”.

58. Outro materialismo, Nietzsche: viver ao máximo nossas vidas e conseguir do mundo tudo o que pudermos; a questão é como fazer isso num mundo sem Deus e sem sentido (Magee). Ressentimento: sentimento de fraqueza e rancor por parte do fraco contra o forte. Vontade de poder: ímpeto de viver dos fortes, líderes naturais. Problema do existencialismo moderno: como compatibilizar a vontade de poder dos fortes sem justificar ditadoras ou opressões.

59. “Fenômeno de ofertas espirituais no varejo, no mundo contemporâneo”.

o século XX

60. Em tempos sombrios o âmbito público se obscurece e se torna tão dúbio que as pessoas deixam de pedir à política nada além da devida consideração pelos seus interesses vitais e liberdade pessoal (Arendt).

61. Pensamento norteamericano. Peirce: conhecimento é atividade participativa, não impessoal, e consiste de explicações válidas; não é um conjunto de certezas mas um corpo de explicações atualizáveis.

62. Gottlob Frege tirou a filosofia de sua base epistemológica e a repôs em bases lógicas, por serem mais objetivas e independentes da psicologia humana. Passa a haver forte influência das ciências exatas na filosofia.

63. Kierkegaard encarava o próprio indivíduo como entidade moral suprema, valorizando os aspectos pessois e subjetivos do ser humano.

64. Heidegger, Existencialismo: o Ser é o próprio Tempo, isto é, a existência é o tempo corporificado e os humanos são o tempo encarnado.

65. Estruturalismo. Influenciou desde a antropologia até a linguística, tornando-se pop na década de 1960. Qualquer discurso é uma estrutura de linguagem que pode ser decomposta, analisada por partes, reconstruída, reinterpretada. Essa abordagem foi chamada Desconstrução.

66. Lacan: o [Inconsciente] é estruturado como uma linguagem, e pode ser interpretado se conhecidos seus códigos.

67. Lyotard, Pós-modernidade. A Revolução Industrial mostrou que sem riqueza não se criam ciência e tecnologia, e a pós-modernidade mostrou que sem ciência e tecnologia não se produz riqueza. A discussão sobre a eficiência sobrepujou a busca do verdadeiro, do justo, e do belo. Informação é mercadoria mais valiosa. O saber científico não é todo saber: há o saber narrativo (artes, intuição, sentidos, religião, subjetividade).

super-resumo

1. uma definição de filosofia, p.33
    Pensamento
      - elaborado de modo racional
      - fundado em premissas estruturadas em modelos teóricos com base na observação e reflexão da realidade
      - não há filosofia oriental, mas pensamento oriental
2. duas preocupações antropológicas da filosofia grega antiga, p.100
  1. problema cosmológico substituído pelo problema antropológico
  2. duas questões surgem:
    a. o problema da educação (paideia), exigida pela vida democrática na polis
    b. o problema da habilidade ou sabedoria (sophia), que
    - não se fundamenta mais na tradição e
    - se aprofunda em seu caráter
    i. técnico (téchne) ou
    ii. intelectual (philosophia)
3. ideias dos sofistas que contribuíram para avanço do pensamento, p.101
  1. homem como centro dos esforços filosóficos
  2. pensamento e linguagem tornam-se temas filosóficos
  3. surge individualismo relativista
  4. 1ªs formulações céticas sobre a verdade
  5. homem como ser de necessidade e carência (tem de suprir, pela cultura, o que é negado pela natureza)
  6. crítica à moral tradicional abre via para ética fundada na razão
4. mudanças na educação desde o renascimento, p. 137
  1. antes restrita a mosteiros, sairá para universidades seculares e outras instituições dirigidas por leigos
  2. essas instituições visavam passar os novos conhecimentos do modo mais aberto e eficiente
  3. princípios éticos religiosos substituídos pelo pragmatismo político
  4. sensação de controle do mundo, dada pela compreensão das leis da ciência, abalou tradição, hierarquia e autoridade
  5. abalo a Aristóteles: futuro da filosofia ligado à dúvida e questionamento
5. relação entre filosofia e teologia no medievo europeu, p.117
  1. filosofia cristianizada
  2. combate ao politeísmo, ao materialismo e ao destino fatalista
  3. o eros grego torna-se a caridade cristã
  4. ética com base na caridade
  5. o logos passa a ser Deus em pessoa
  6. repúdio à soberba intelectual grega: a sabedoria cristã é ciência da salvação com base na humildade
  7. Cartas de Paulo: oposição entre razão e fé
  8. combate ao gnosticismo, cujo dualismo condenava a matéria como origem do mal: igreja valoriza o mundo terreno como obra de Deus
10. filosofia escolástica, p. 116
  1. é a filosofia ensinada na escolas e cursos de teologia no medievo, séculos XI ao XVI
  2. combina doutrina religiosa, patrística (estudo dos padres da igreja), e investigação filosófica e lógica com base em Aristóteles e Platão
  3. Tomás, Buridan, Anselmo, Duns e Ockham, mais conhecidos
  4. influência direta na formação das 1ªs escolas no Brasil
11. porque o processo educacional não tem uma só receita e método, p.69
  1. formação do ser humano é processo complexo, múltiplo e interativo
  2. o conhecimento é processo dinâmico e consensual
  3. duas etimologias; a 1ª, educere, diz “conduzir de fora, dirigir exteriormente”; a 2ª, educare, diz “sustentar, alimentar, criar”.
  4. sentido corrente, instruir e ensinar, conotações distintas levando a posturas pedagógicas distintas: (a) ensino com base em regras exteriores em relação ao aprendiz ou (b) ensino dirigido no sentido de inventivar o aprendiz a forjar suas próprias regras
  5. no campo da cultura e educação imperam conceitos de respeito às diferenças entre pessoas e grupos
12. proposta pedagógica marxista de Gramsci, p. 161
  1. entendeu as novas condições de industrialização e sociedade de massas
  2. procurou alinhar o socialismo a essas mudanças tecnológicas e sociais
  3. muito curto; adicionar pedagogia socialista “pura”:
    a. toda educação é ideológica a serviço das classes dominantes
    b. vínculo entre educação e política
    c. centralidade do trabalho na formação humana
13. Jaspers e a perspectiva de futuro, p. 196
  1. época entre dois abismos: (a) o da ruína do homem com extinção da vida terrena ou (b) nos transformarmos criando homem autêntico
  2. papel da filosofia nisso: não nos deixarmos iludir, não descartar fatos ou possibilidades, encarar a catástrofe
  3. estimular a inquietude e proíbe a aceitação passiva da catástrofe
14. influência grega no pensamento ocidental, 12-13
  1. democracia
  2. desenvolvimento intelectual permitiu questionar problemas mais abrangentes, cósmicos
  3. aperfeiçoamento ético com base na filosofia
16. Sartre e a ideia de nascimento e morte como um puro fato, 43
    vem de fora e nos transforma de fora; a morte não se distingue de modo algum do nascimento; essa identidade entre um e outro chamamos faticidade; os dois são absurdos
16. ideias de Platão e Aristóteles, 56
    coragem, uma das 4 virtudes, para Platão: opinião reta e conforme a lei sobre o que se deve e não se deve temer
    Aristóteles define coragem como justo meio entre medo e temeridade
17. processo de civilização e definição de civilizar, 83
    (a) dependeu da educação e da cultura, contraposição à barbárie, violência, intolerância e preconceito
    (b) desenvolver capacidade de o ser humano viver em grupo, sedentário, em centros urbanos complexos e organizados
18. definir epistemologia, 87
    teoria do conhecimento, análise sobre o núcleo central sobre a qual se apoiam conceitos, métodos e teorias que sustentam um programa educacional
19. filosofia da educação e concepção de homem e mundo, 100
    compara ideias de Sócrates, Platão e sofistas. (a) filosofia como estilo nobre e vida e não algo a ser vendido, (b) sofistas v. acima, ceticismo e individualismo, e (c) visão de arquétipos imutáveis e eternos como o bem absoluto
20. nova posição política de Maquiavel, 137
    († 1527) princípios ético-religiosos devem ser substituídos por pragmatismo político; isso lança as bases de movimentos sociais profundos
21. Rousseau e a educação, 146-7
  1. ligação política-pedagogia
  2. sociedade fonte dos males e da cura do homem
  3. educação próxima da natureza (oposto do social)
  4. valorização das necessidades espontâneas da criança
  5. um bom preceptor
  6. 5 etapas: infantil, puerícia (3-12), idade do útil (pré-adolescência), adolescência, final feliz (união emílio e sofia)
22. contribuições de Descartes e Galileu (141-2)
  1. Descartes
    a. mundo deixa de ser corpo dotado de princípio imanente de movimento (Aristóteles)para tornar-se uma máquina analisável pela razão e reproduzida na forma de um modelo matemático
    b. homem é parte da máquina, e se diferencia porque tem espírito
    c. método cartesiano: progresso da filosofia se dá partindo da metafísica para chegar à física (o contrário de Aristóteles)


[1] Taumas tem uma filha, Íris, mensageira dos deuses, que usa uma echarpe com as 7 cores do arco-íris, que simbolizam as sere vogais, os sons do alfabeto grego: passa-se da luz à palavra. A palavra (Logos) é a razão, que articula num discurso coerente a primeira admiração quase religiosa, para formulá-la em termos de interrogação profana. A filosofia (a razão, que substitui a explicação mitológia do mundo) substitui por uma interrogação filosófica a emoção que tomava o homem diante do espetáculo do mundo.

[2] m.c.: O mundo que pareceu caótico aos primeiros espectadores é o mesmo onde seus descendentes viram o cosmos. O mundo mudou, ou a forma de vê-lo?

[3] m.c.: A arte representava e ensinava o ideal apolíneo da paideia: as noções de harmonia, proporção, equilíbrio, deviam extravasar do estético para a formação ética.